Latest News

Por que amamos Charmed tanto assim?


Quem de vocês arrisca um palpite?

Pensei em fazer uma lista dos motivos pelos quais a série Charmed, quase dez anos depois de encerrada, continua muito viva no coração dos fãs. E aceito sugestões! Vejam algumas coisas que me ocorreram:

- Amor pela família: é incontestável em Charmed. Namorados e demônios vêm e vão, problemas surgem e são resolvidos, temporadas passam, mas a ligação entre as irmãs Halliwell e com suas antepassadas permanece firme e forte. Durante entrevistas com produtores e escritores da série, foi dito muitas vezes que as proezas mágicas das irmãs eram, fundamentalmente, uma metáfora para sua ligação. Este conceito foi explorado durante vários episódios, principalmente na terceira temporada, quando as irmãs perderam seus poderes depois que os usaram contra as outras durante uma discussão, apenas recuperando-os depois que se reconciliaram.

Uma vez na quatro temporada, verificou-se que os poderes de Piper e Phoebe haviam sido muito diminuídos devido à morte de Prue. Eles  não eram mais as Charmed Ones. Só com a chegada de Paige foram capazes de restaurar seus plenos poderes. No entanto, independentemente dessa mecânica, ambos os conjuntos de irmãs (Prue, Piper e Phoebe / Piper, Phoebe e Paige) passaram pelo mesmo percurso de aceitar as outras, crescendo como mulheres e, em seguida, unindo-se como uma força que poderia acessar seu potencial pleno.

Não que elas não tivessem diferenças: já no primeiro episódio somos informados de que Prue e Phoebe não se dão lá muito bem. A irmã mais velha se ressente do noivado desfeito depois que o pretendente deu em cima da irmã mais nova. Mais adiante, vemos que Phoebe teve uma adolescência difícil e que chegou a ser trazida para casa pela polícia, para desespero da avó.

Depois, a rusga retorna entre Piper e Paige, com a primeira assumindo o papel de ressentir-se pela substituição da irmã mais velha. Nos identificamos com esses problemas, rivalidades e disputas tão humanas. Este conceito adiciona um componente vital para o show.  Como os escritores disseram muitas vezes, ' Charmed é um show sobre três irmãs que por acaso são bruxas, não sobre três bruxas que por acaso são irmãs'. O que a série nos diz é que tudo isso é superável e a união da família é possível através do amor.


- Magia existe: quem de nós, quando era criança, não tentou dizer uma palavra mágica para que um desejo se realizasse? Quem não acreditou, ainda que ingenuamente, na magia que pode existir em todas as coisas? Charmed vem nos dizer que isso é possível; que podemos parar o tempo, inventar versos mágicos, desfazer acontecimentos tristes. E com tantas coisas ruins acontecendo no mundo hoje em dia, quem não gostaria que a magia do bem fosse uma realidade?

Cada uma das três irmãs tem sua própria classificação de potência, além de seu poder coletivo de três. Prue e Paige poderes relacionados ao movimento; Piper poderia manipular a estrutura molecular e Phoebe tinha habilidades relativas à vidência, sentimento e percepção. Enquanto a maioria das bruxas na televisão podem, fazer qualquer coisa acontecer em uma varinha (Harry Potter), movendo o dedo (Sabrina) ou o nariz (A Feiticeira),  em Charmed há limites claros do que uma bruxa poderia e não poderia fazer. É sempre mais interessante quando uma personagem de televisão tem uma limitação, uma fraqueza para superar. Isto era especialmente importante, já que elas foram intituladas 'as mais poderosas bruxas vivas', e era mais interessante ver as irmãs enfrentam algo mais forte do que elas, especialmente individualmente. Precisariam sempre sua irmandade para combater seus inimigos maus, com nenhuma irmã transcendendo o coletivo. Isso as fez o tipo de bruxa de TV que nunca tinha sido mostrado antes – uma bruxa com responsabilidade.

A primeira regra básica para qualquer bruxa, em Charmed, é que aqueles abençoados com poderes individuais só poderiam usá-los para proteger os outros e nunca para vantagem pessoal. Ainda que isso não e tenha sido respeitados estritamente até final da série pelos escritores, era pelo menos uma estrutura. As Encantadas também tinha chefes; o Conselho de anciãos, que enviou Leo, um Whitelighter (anjo da guarda), para vigiá-las e passar instruções. Isto adicionou um elemento de Charlie's Angels. Em termos seus poderes aumentassem. Isso manteve as irmãs e os telespectadores constantemente conscientes de uma nova ameaça iminente. Ao longo do show os inimigos das irmãs progrediam de bruxos maus nas temporadas 1 e 2 para demônios na terceira temporada; a fonte de todo mal na temporada quatro e todo o caminho até a tríade do mal até a temporada oito, que revelou ter sido a força motriz por trás de todos seus adversários ao longo da série. O que nos leva a...

- Alguém cuida de nós: todos amamos os super heróis mas, vamos ser honestos... É bem difícil acreditar neles. Mas se pelo menos o fantasma da nossa avó velasse pela nossa segurança... Essa vovó querida, ou a mãe devotada, já existiram nas nossas vidas. Cuidaram de nós. Ah, se pudéssemos tê-las para sempre! Bem, as irmãs Halliwell têm. E nós, inocentes, temos a elas!


- Holly, Alyssa, Shannen e Rose: Não importa o que acontecia nos bastidores - elas nos encantaram! Era uma delícia vê-las contracenando. Não precisavam ser grandes atrizes, nem atuar para um Oscar... A química entre as irmãs é a alma de Charmed.  Um elenco sedutor, que também incluiu Finola Hughes, Jennifer Rhodes e, é claro... Brian, Julian, Drew, Ted, Eric, Greg, Ivan!

- Legado: a idéia de que nossa família nos deixa algo. Uma herança material, como a Mansão Halliwell. Ou que vai além disso, como o Livro das Sombras. Uma tradição que nos conta de onde viemos e aponta qual o nosso destino. E que traz consigo a idéia de que temos uma missão a cumprir. As Encantadas eram bruxas com uma finalidade: para proteger os inocentes. No entanto, o que fez o show mais original foi que elas estavam também cumprindo uma profecia.

E não foram apenas bruxas, eles se tornaram super bruxas. Seu poder das três foi a maior força do bem e, assim, era seu objetivo destruir a fonte de todo o mal (o que fizeram na temporada quatro) e suas legiões de demônios do submundo. Na série, apenas bruxas muito poderosas têm poderes mágicos reais em vez de apenas a capacidade de lançar feitiços e poções. Uma bruxa na série foi chamada de "praticante", uma bruxa mais tradicional. As meninas nunca usavam casacos, chapéus pontiagudos ou mesmo roupas estilo "mãe terra". Foi uma maneira bem incomum para retratar uma bruxa.

Mais alguma idéia de por que amamos Charmed?


Um comentário:

Marina Marques disse...

Concordo com tudo!
Além disso, Charmed é especial para mim porque faço parte de um trio de irmãs, com nomes que começam com a mesma letra (M no meu caso). Além de ser a irmã do meio, me identifico muito com a Piper... Nossa, são várias as semelhanças.
Logo, vejo muito do que tenho em casa em Charmed!

Amo de verdade! :D

Charmed Fan Fiction Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.